terça-feira, 8 de novembro de 2011

RESOLUÇÃO SEEDUC Nº 4733 DE 01 DE NOVEMBRO DE 2011


ALTERA NORMAS PARA AUTORIZAÇÃO, REGISTRO E CERTIFICAÇÃO RELACIONADAS AO PROJETO AUTONOMIA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o que consta no processo administrativo nº E-03/8.920/2011, CONSIDERANDO:
- o disposto no art. 24, inciso V, alínea “b” da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que prevê a “possibilidade de aceleração de estudos”;
- que o art. 37, § 1º da mesma Lei nº 9.394/96, assegura a oferta de oportunidades educacionais apropriadas, tendo por base as características do alunado, e
- a necessidade de estabelecer formas de registro e certificação para alunos atendidos pelo Projeto Autonomia, projeto de aceleração para correção da distorção idade-série no fluxo escolar, de acordo com a Resolução SEEDUC nº 4.295, de 04 de junho de 2009,
RESOLVE:
Art. 1º - O Projeto Autonomia, ação pedagógica integrada, desenvolvida no âmbito das Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino através de currículo, metodologia e cronograma próprios, tem por objetivo a correção de fluxo escolar dos alunos regularmente matriculados nesta Rede.
Parágrafo Único - O Projeto Autonomia, por suas características e objetivos específicos, não se configura como Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, estando a normatização de matrículas atreladas às orientações estabelecidas pela Secretaria de Estado de Educação através de órgão próprio.
Art. 2º - As Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino com turmas de Ensino Médio, que utilizam a metodologia adotada pelo Projeto Autonomia, ficam autorizadas a emitir certificado, estando a emissão dos Certificados de Conclusão do Ensino Médio, definidos nos termos da presente Resolução.
§ 1° - O Certificado de Conclusão dos alunos do Projeto Autonomia será emitido para aqueles devidamente matriculados em turma do Projeto, nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, aprovados e concluintes do Ensino Médio.
§ 2º - Os alunos matriculados em Unidade Escolar por classificação, em turma do Projeto Autonomia e aprovados nos Módulos referentes ao seu nível de ensino, terão seus Certificados de Conclusão emitidos pela respectiva Unidade Escolar.
§ 3º - Será adotado para alunos do Projeto Autonomia o mesmo modelo de Certificado de Conclusão emitido para o Ensino Médio.
Art. 3º - A publicação em Diário Oficial e a posterior emissão dos Certificados de Conclusão dos alunos do Projeto Autonomia seguirão o disposto na legislação que trata da matéria.
Parágrafo Único - Nos Certificados de Conclusão dos alunos do Projeto Autonomia, no espaço destinado a identificação da autorização do curso será aposto como registro a presente Resolução.
Art. 4º - O aluno do Projeto Autonomia não concluinte deverá ser submetido a processo de reclassificação, com o benefício do instituto do aproveitamento de estudos concluídos com êxito, caso opte por retornar à classe regular.
Parágrafo Único - Considerando, ainda, a possibilidade de o retorno referido no caput ocorrer em período do ano letivo que comprometa o cumprimento do mínimo legal de dias letivos, deverá ser levado em conta o período em que o aluno esteve vinculado ao Projeto, para efeito de cômputo de freqüência.
Art. 5º - Os casos omissos serão resolvidos por pronunciamento de órgão próprio da Secretaria de Estado de Educação, com a oitiva da Coordenação de Inspeção Escolar.
Art. 6º - Esta Resolução entrará em vigor a partir da data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente a Resolução SEEDUC nº 4.333, de 06 de agosto de 2009 e seus anexos.
Rio de Janeiro, 01 de novembro de 2011
WILSON RISOLIA RODRIGUES
Secretário de Estado de Educação

Publicado em Diário Oficial de 07 nov 2011, Poder Executivo, Pág. 14.

Nenhum comentário: